Contador

Free Counters
Free Counters

(20.Abril.2010)

Levámos a nossa turma a visitar o Centro de Recuperação e Integração de Abrantes!


Nesta instituição foram feitas muitas actividades com a turma! Além disso, registámos o evento, que brevemente será publicado aqui no blogue. Achámos que foi um dia no qual tivemos sucesso com esta actividade pois pelo menos niguém saiu de lá sem levar um sorriso para casa. Contudo, esta actividade foi planeada durante o desenvolvimento do nosso projecto "Síndromes" para a disciplina de Área de Projecto.


CRIA

Dia Mundial da Síndrome de Down!

Todos os dias, e de forma progressiva, a criança portadora da Síndrome de Down infelizmente é confrontada com inúmeros obstáculos, dos quais, entre eles, está a exclusão social. Á medida que estas crianças crescem e se desenvolvem, o problema da exclusão social vai-se agravando.

A sociedade precisa de agir!

Como?

Uma solução para este problema reside na mudança de mentalidades, de forma a que as crianças portadoras desta síndrome, independentemente, das suas capacidades e competências, sejam compreendidas, aceites, integradas na família, na rua, na escola, no emprego, ou seja, na sociedade em geral...


Lutemos pelos direitos de todos

Celebração na nossa escola do dia mundial da sindrome de down!

Celebração na nossa escola do dia mundial da sindrome de down!

Divulgação de informação acompanhada com a venda de bolos

Divulgação de informação acompanhada com a venda de bolos

17 de novembro de 2009

SIDA

O que é a SIDA?

A SIDA é uma doença provocada pelo VIH (vírus da imunodeficiência humana). Este vírus penetra no organismo a partir do contacto com um pessoa infectada. Actualmente, e com os avanços da medicina, um diagnóstico de SIDA não significa "morte", se bem que esta não é uma razão para que não sigamos todos as medidas de prevenção de modo a evitar o contágio.

Sintomas

Numa primeira fase da doença as pessoas infectadas podem apresentar sintomas semelhantes aos de uma gripe, ou seja, febre, suores, dores de cabeça, fadiga dificuldades em engolir e gânglios linfáticos inchados.


Numa fase mais avançada os doentes podem apresentar cansaço não habitual, perda de peso, suores nocturnos, falta de apetite, queda de cabelo, entre outros sintomas.
Formas de contágio

A transmissão do vírus pode acontecer por três formas:

>> Por relações sexuais não protegidas;

>> O contacto com sangue de uma pessoa infectada (ex: partilha de seringas);

>> Da mãe para o filho durante a gravidez, parto e amamentação.

Prevenção

Existem várias formas de prevenir o contagio, entre as quais:

>> Usar sempre preservativo nas relações sexuais;

>> Não partilhar seringas, agulhas (agulhas de acupunctura), objectos cortantes (instrumentos para fazer tatuagens e piercings, de cabeleireiro, manicura);

Comportamentos de risco

O risco de contágio aumenta em inúmeras situações, entre as quais:

>> No caso dos toxicodependentes que se injectam e partilham agulhas e seringas;

>> No caso das pessoas que não usam preservativo e têm mais do que um parceiro sexual;

>> No caso dos profissionais de saúde - acidentes com contacto com objectos cortantes contaminados (agulhas), com sangue ou outros líquidos orgânicos, contaminados.

Tratamento

Esta é uma doença para qual ainda não foi encontrada uma cura. Contudo, existem tratamentos que têm como base reduzir a carga vírica e, deste modo, atrasar os danos no sistema imunológico causados pelo VIH. Estes medicamentos são chamados de anti-retrovíricos e podem ser administrados em qualquer fase da doença.

C.A.

Sem comentários:

Enviar um comentário