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(20.Abril.2010)

Levámos a nossa turma a visitar o Centro de Recuperação e Integração de Abrantes!


Nesta instituição foram feitas muitas actividades com a turma! Além disso, registámos o evento, que brevemente será publicado aqui no blogue. Achámos que foi um dia no qual tivemos sucesso com esta actividade pois pelo menos niguém saiu de lá sem levar um sorriso para casa. Contudo, esta actividade foi planeada durante o desenvolvimento do nosso projecto "Síndromes" para a disciplina de Área de Projecto.


CRIA

Dia Mundial da Síndrome de Down!

Todos os dias, e de forma progressiva, a criança portadora da Síndrome de Down infelizmente é confrontada com inúmeros obstáculos, dos quais, entre eles, está a exclusão social. Á medida que estas crianças crescem e se desenvolvem, o problema da exclusão social vai-se agravando.

A sociedade precisa de agir!

Como?

Uma solução para este problema reside na mudança de mentalidades, de forma a que as crianças portadoras desta síndrome, independentemente, das suas capacidades e competências, sejam compreendidas, aceites, integradas na família, na rua, na escola, no emprego, ou seja, na sociedade em geral...


Lutemos pelos direitos de todos

Celebração na nossa escola do dia mundial da sindrome de down!

Celebração na nossa escola do dia mundial da sindrome de down!

Divulgação de informação acompanhada com a venda de bolos

Divulgação de informação acompanhada com a venda de bolos

14 de maio de 2010

Síndrome de Asperger



O que é a Síndrome de Asperger?
A Síndrome de Asperger é uma desordem pouco comum, contudo importante na prevenção do processo psicológico de crianças, que tardiamente é diagnosticado devido à falta de conhecimento por parte dos profissionais, nomeadamente dos professores e educadores. Muitas vezes o Síndrome de Asperger é confundido com uma Perturbação Obsessivo/Compulsiva, Depressão, Esquizofrenia, etc.

Porém, estes indivíduos não apresentam qualquer atraso significativo de desenvolvimento de fala ou cognitivo, podendo mesmo passar toda a vida a serem considerados pessoas “estranhas”, para os padrões típicos de comportamento. Embora esses indivíduos não tenham um atraso significativo no desenvolvimento cognitivo é importante que a criança receba educação especializada o mais cedo possível para ser ajudada a contornar os problemas de comportamento que apresenta e também para ser direccionada nos campos de interesse e de estudo da criança.

Os indivíduos com Síndrome de Asperger geralmente têm elevadas habilidades cognitivas (Q.I. normal e por vezes até às faixas mais altas) e funções de linguagem normais e muitas vezes demasiado elaboradas, estando incapacitadas de o utilizar socialmente, já que não são capazes de perceber para que serve a simples conversação.

Características da Síndrome de Asperger:
. Atraso na fala, desenvolvimento fluente da linguagem verbal antes dos 5 anos. Dificuldade na linguagem mais rebuscada de palavras ou frases;

. Interesses restritos, escolhem um assunto de interesse. Casos mais comuns são o interesse exagerado por colecções e cálculos;

. Presença de habilidades não muito comuns, tais como cálculos mentais, memorização de grandes sequências (mapas de cidades), ouvido musical absoluto, entre outros;

. Dificuldades no uso do olhar, expressões faciais, gestos e movimentos corporais, como a comunicação não verbal;

. Pensamento concreto;

. Dificuldade para entender ou expressar emoções;

. Falta de auto – censura, ou seja, falam tudo o que pensam mesmo que não seja o correcto para a sociedade;

. Apego a rotinas e rituais, com dificuldade de adaptação a mudanças e fixação de assuntos específicos;

. Atraso no desenvolvimento motor e coordenação motora, inclusive a escrita;

. Hipersensibilidade sensorial: sensibilidade a determinados ruídos, fascinação por objectos luminosos e com música, atracção por determinadas texturas;

. Comportamentos estranhos de auto estimulação;

. Dificuldades em generalizar o aprendizado;

. Dificuldades na organização e planeamento da execução de tarefas.

Os pacientes com Síndrome de Asperger, têm consciência das suas diferenças e mostram um maior sofrimento, relativamente a isso. Na vida adulta, apresentam sérias dificuldades psicológicas. As pessoas com este Síndrome têm necessidade de fazer amigos, de conhecer pessoas, podem ter uma conversa em monólogo, geralmente com um adulto. Abordam as pessoas à sua volta com uma grande excentricidade e de uma maneira pouco vulgar, afastando-as, tendo muita dificuldade em controlar a sua frustração de não conseguirem obter os seus desejos.

Estes indivíduos muitas vezes podem ficar ansiosos e desenvolver transtorno de ansiedade ou de humor, chegando a necessitar de tratamento com medicamentação. São capazes de descrever correctamente de uma forma cognitiva e formalista, as emoções, sentimentos e intenções das demais pessoas mas sem nunca saberem para que servem essas informações. Não conseguindo assim uma interacção com o outro.

  Diagnóstico:
O diagnóstico de acordo com o Manual de Diagnóstico e Estatísticas das Perturbações Mentais (DSM-IV-TR) incide sobre as seguintes áreas: A qualidade da interacção social; padrões de comportamentos, interesses e actividades restritos, repetitivos e esteriotipados (aqui incluem-se os padrões de comportamentos motores invulgares); ausência de perturbação ou atraso na linguagem e ausência de atraso no desenvolvimento em outras áreas como a área cognitiva.

O diagnóstico fornece-nos dados importantes para a identificação destes comportamentos, mas também as crianças com Síndrome de Asperger são todas diferentes. A avaliação psicológica permite-nos conhecer em particular as características individuais da criança de modo a intervir de forma eficaz sobre os aspectos mais disfuncionais.

Tratamento:

O trabalho com crianças com Síndrome Asperger é essencialmente conjunto; implica os técnicos, a escola e os pais. É fulcral que estas crianças vejam as suas dificuldades e diferenças ser acolhidas pela escola, assim como é determinante o trabalho em casa, com a família e num contexto terapêutico, com o(s) técnico(s).

O Treino de Competências Sociais tem revelado uma importância inegável na aprendizagem de competências como a linguagem corporal e a comunicação não-verbal de emoções. Os grupos terapêuticos, em adolescentes podem revelar-se também muito eficazes, permitindo às crianças aprender mimeticamente competências de comunicação e expressão.

É determinante que as dificuldades destas crianças sejam apoiadas assim que identificadas, procurando evitar a cristalização de formas ineficazes de comportamento e interacção que são fonte de ansiedade e mal-estar para o próprio.

D.M.

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