Contador

Free Counters
Free Counters

(20.Abril.2010)

Levámos a nossa turma a visitar o Centro de Recuperação e Integração de Abrantes!


Nesta instituição foram feitas muitas actividades com a turma! Além disso, registámos o evento, que brevemente será publicado aqui no blogue. Achámos que foi um dia no qual tivemos sucesso com esta actividade pois pelo menos niguém saiu de lá sem levar um sorriso para casa. Contudo, esta actividade foi planeada durante o desenvolvimento do nosso projecto "Síndromes" para a disciplina de Área de Projecto.


CRIA

Dia Mundial da Síndrome de Down!

Todos os dias, e de forma progressiva, a criança portadora da Síndrome de Down infelizmente é confrontada com inúmeros obstáculos, dos quais, entre eles, está a exclusão social. Á medida que estas crianças crescem e se desenvolvem, o problema da exclusão social vai-se agravando.

A sociedade precisa de agir!

Como?

Uma solução para este problema reside na mudança de mentalidades, de forma a que as crianças portadoras desta síndrome, independentemente, das suas capacidades e competências, sejam compreendidas, aceites, integradas na família, na rua, na escola, no emprego, ou seja, na sociedade em geral...


Lutemos pelos direitos de todos

Celebração na nossa escola do dia mundial da sindrome de down!

Celebração na nossa escola do dia mundial da sindrome de down!

Divulgação de informação acompanhada com a venda de bolos

Divulgação de informação acompanhada com a venda de bolos

6 de novembro de 2009

A palavra Síndrome


Um pouco de história,

Na Grécia a palavra Síndrome surge como Syndromé:

  1. É uma palavra esdrúxula, do género feminino, que significa "acção de concorrer, concurso". Existe ainda o adjectivo Syndromos, que significa "que correm juntos, que acompanham".
  2. Segundo Littré, o termo foi empregado pelos antigos médicos gregos para nomear um conjunto de sintomas com determinada doença, mas sem relação obrigatória.
>> Em inglês, a palavra Síndrome entrou para o vocabulário da medicina em 1541.

>> Em francês, esta palavra conservou a grafia original.

>> Em espanhol e italiano manteve-se a tonicidade da antepenúltima sílaba.

>> Em português surgiram nada menos que cinco formas: síndrome, síndromo, sindromo, síndroma e sindroma.

Contudo,
A palavra Síndrome pode ser definida como um conjunto de sintomas que caracterizam uma determinada doença, ou seja, características que definem um tipo de doença, que a diferencia de outras.

Sem comentários:

Enviar um comentário