Contador

Free Counters
Free Counters

(20.Abril.2010)

Levámos a nossa turma a visitar o Centro de Recuperação e Integração de Abrantes!


Nesta instituição foram feitas muitas actividades com a turma! Além disso, registámos o evento, que brevemente será publicado aqui no blogue. Achámos que foi um dia no qual tivemos sucesso com esta actividade pois pelo menos niguém saiu de lá sem levar um sorriso para casa. Contudo, esta actividade foi planeada durante o desenvolvimento do nosso projecto "Síndromes" para a disciplina de Área de Projecto.


CRIA

Dia Mundial da Síndrome de Down!

Todos os dias, e de forma progressiva, a criança portadora da Síndrome de Down infelizmente é confrontada com inúmeros obstáculos, dos quais, entre eles, está a exclusão social. Á medida que estas crianças crescem e se desenvolvem, o problema da exclusão social vai-se agravando.

A sociedade precisa de agir!

Como?

Uma solução para este problema reside na mudança de mentalidades, de forma a que as crianças portadoras desta síndrome, independentemente, das suas capacidades e competências, sejam compreendidas, aceites, integradas na família, na rua, na escola, no emprego, ou seja, na sociedade em geral...


Lutemos pelos direitos de todos

Celebração na nossa escola do dia mundial da sindrome de down!

Celebração na nossa escola do dia mundial da sindrome de down!

Divulgação de informação acompanhada com a venda de bolos

Divulgação de informação acompanhada com a venda de bolos

5 de janeiro de 2010

Síndrome Alcoólica Fetal (SAF)


O que é?
A síndrome alcoólica fetal, SAF, é uma das causas mais comuns de atraso mental infantil não hereditário. A SAF é o resultado da ingestão de bebidas alcoólicas pela mãe, durante o período de gestação. Os seus efeitos são irreversíveis, podendo ser de maior ou menor gravidade, dependendo da duração e da quantidade de álcool ingerida pela mãe.
Características:

- dismorfia da face: é mais evidente entre os 8 meses e os 8 anos: fissura palpebral (espaço entre as 2 pálpebras) pequena, ptose palpebral (queda da pálpebra superior), região média da face achatada, narinas (orifícios nasais) mais anteriores, filtro do lábio superior (região por cima do lábio superior) liso e fino;
- deficiente crescimento intra-uterino e após o nascimento;
- lesão e disfunção do sistema nervoso central (SNC): atraso do desenvolvimento neuropsicomotor, défice de atenção e/ou hiperactividade, dificuldades de aprendizagem, comportamentos inapropriados e imaturos, problemas na fala e audição, etc.
-os distúrbios comportamentais, como por exemplo o síndrome de hiperactividade e défice de atenção e as dificuldades de aprendizagem só se tornam aparentes em idade escolar.

Sinais e Sintomas da S.A.F por Faixa Etária

• Pré-Natal do Feto
→ Morte celular
→ Alteração dos factores de crescimento
→ Efeitos de adesão celular
→ Desenvolvimento anormal do sistema dos neurotransmissores
→ Alteração do transporte de glicose


• Recém-nascido:
→ Características faciais
→ Baixo peso ao nascer
→ Restrição de crescimento
→ Microcefalia
→ Hipotonia
→ Irritabilidade
→ Dificuldade de vinculação

• Lactente:

→ Características faciais
→ Alterações do neurodesenvolvimento do SNC
→ Restrição do crescimento





• Escolar:
→ Características faciais
→ Alterações no neurodesenvolvimento do SNC
→ Problemas comportamentais

• Adulto:

→ Alterações do neurodesenvolvimento do SNC
→ Outras perturbações comportamentais


Qual o tratamento?

Não existe uma abordagem terapêutica directa para a síndrome alcoólica fetal.È, no entanto, importante estabelecer o diagnóstico antes dos 6 anos de idade, de forma a ser possível uma intervenção atempada.Existem alguns factores protectores contra as complicações sociais e psicológicas, como, por exemplo, a ausência de privações sociais, o acompanhamento especializado, relacionamentos familiares e rotinas estáveis, evitando mudanças periódicas de residência ou de cidade.Medicar um distúrbio psiquiátrico, tratar alterações oftalmológicas, procurar uma escola especializada ou proporcionar à criança um atendimento psicológico é fundamental, mas só é eficaz se for realizado de forma concertada e concomitantemente.

Prevenção:

O limiar mínimo de álcool necessário para o desenvolvimento de malformações no feto de causa alcoólica não está bem estabelecido, pelo que se deve: "evitar qualquer ingestão de bebidas alcoólicas durante a gravidez".A síndrome alcoólica fetal é 100% evitável!


D.M.

1 comentário:

  1. Sou estudante de psicologia,10° período e estou fazendo meu tcb(termino conclusão de bacharelado) sobre a SAF e tenho encontrado dificuldades em achar material em portugués,já encontrei os livros do Jose Mauro Braz de lima, e pretendo levar este mesmo tema para a pós graduação, e fazer divulgação. Parabéns pelo trabalho

    ResponderEliminar