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(20.Abril.2010)

Levámos a nossa turma a visitar o Centro de Recuperação e Integração de Abrantes!


Nesta instituição foram feitas muitas actividades com a turma! Além disso, registámos o evento, que brevemente será publicado aqui no blogue. Achámos que foi um dia no qual tivemos sucesso com esta actividade pois pelo menos niguém saiu de lá sem levar um sorriso para casa. Contudo, esta actividade foi planeada durante o desenvolvimento do nosso projecto "Síndromes" para a disciplina de Área de Projecto.


CRIA

Dia Mundial da Síndrome de Down!

Todos os dias, e de forma progressiva, a criança portadora da Síndrome de Down infelizmente é confrontada com inúmeros obstáculos, dos quais, entre eles, está a exclusão social. Á medida que estas crianças crescem e se desenvolvem, o problema da exclusão social vai-se agravando.

A sociedade precisa de agir!

Como?

Uma solução para este problema reside na mudança de mentalidades, de forma a que as crianças portadoras desta síndrome, independentemente, das suas capacidades e competências, sejam compreendidas, aceites, integradas na família, na rua, na escola, no emprego, ou seja, na sociedade em geral...


Lutemos pelos direitos de todos

Celebração na nossa escola do dia mundial da sindrome de down!

Celebração na nossa escola do dia mundial da sindrome de down!

Divulgação de informação acompanhada com a venda de bolos

Divulgação de informação acompanhada com a venda de bolos

13 de dezembro de 2009

Família e Educação

A família deve ser orientada e motivada a colaborar e a participar num programa educacional, promovendo desta forma uma interação maior com a criança.

O papel da educação

Na escola, a criança deve e vai adquirir competências académicas básicas como ler e escrever, tão bem como os restantes alunos. A única diferença é que pode demorar um pouco mais, ou seja, enquanto as outras crianças aprendem a ler e a escrever durante cerca de 6 meses, uma criança com uma determinada Síndrome pode precisar de um ano ou mais.

Independentemente disso, os estudos mostram que a educação pode produzir resultados excelentes e até inesperados nestas crianças, daí a importância do empenho dos professores e dos pais.

Um ambiente familiar estável e motivador

Contactar com a sociedade é fundamental para estimular as relações sociais e o envolvimento da criança no seu próprio meio.
 Deve-se ensinar e ajudar a criança a evoluir, mas sem que ela se torne dependente, porque quanto mais a criança aprender a cuidar de si própria, melhores condições terá para enfrentar o futuro. É preciso estar sempre com atenção e quando a criança começa a fazer as coisas já sozinha, e de forma espontânea, deve-se aplaudir, elugiar e estimular os seus feitos.

O mundo lá fora

A integração social nem sempre é fácil;

 Dependendo das situações sociais, é provável que estas crianças reajam de forma diferente, relativamente às outras crianças. Mas não é caso para muitas preocupações; Isto não quer dizer que não saibam lidar com a situação, mas apenas têm de aprender por elas próprias, através dos seus próprios erros. Apesar destas crianças necessitarem de atenção e apoio extra, os cuidados que a família deve ter com elas não diferem muito daqueles tidos com outras crianças. No seio da família, a criança deve ter um papel tão activo como o dos seus irmãos, e deve ser tratada da mesma forma, ou seja, com naturalidade.

De acordo com os interesses da criança, recomenda-se que a família a inscreva numa equipa desportiva, ou num grupo coral, num workshop de teatro ou ainda de pintura. Para além de desenvolver os seus talentos, a criança vai fazendo amizades novas e aprendendo a estar e a trabalhar em grupo.

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